quarta-feira, 8 de julho de 2009

Rolando os Dados

E olá novamente, senhoras e senhores! Desculpem o atraso gigantesco que se repetiu. Prometo que não se repetirá novamente sem um EXCELENTE motivo.

E estamos aqui outra vez pra falar sobre esse excitante joguinho que envolve imaginação, improviso e sorte, o meu muito querido RPG.

Continuando nossa introdução sobre o hobby, hoje abordaremos um tema interessante no mundo do jogo de interpretação de personagens: As regras.

Ou melhor, os SISTEMAS DE REGRAS. Sim, porque não era de se esperar que nerds diferentes, com interesses diferentes tivessem a mesma visão do chamado "mundo de fantasia". Alguns eram fãs de histórias épicas como O Senhor dos Anéis. Outros adoravam as ambientações de horror dos contos de H.P. Lovecraft. Existiam ainda aqueles que gostavam de um tema mais realista, como as guerras dos cruzados. Dessa forma, diferentes grupos criaram regras que acomodavam os "mundos" nos quais eles queriam jogar.

GURPS, D&D, Storyteller, Rolemaster e VÁRIOS outros, cada um com um foco diferente!

Gostaria de conversar hoje sobre dois sistemas, os quais eu considero MUITO importantes, por motivos diferentes.

-GURPS - Generic Universal Role Playing System - ou, Sistema Universal Genérico de Jogo de Interpretar Personagem.

Genérico.

GURPS é um excelente sistema, na minha opinião, porque ele comporta QUALQUER cenário. Se o grupo quer jogar num cenário medieval com dragões, como em Eragon, ou no presente, algo como SWAT, o sistema comporta. Raios, se os jogadores vierem coma idéia bizarra de jogar URSINHOS CARINHOSOS (sim, eu tive que ouvir essa idéia essa semana), o sistema comporta (seria esquisito... mas até que dá...)

Esse sistema usa dados comuns, de seis faces (três dados) e se baseia em rolagens contra um número pré-estabelecido (seu nível, ou NH). Quando a soma dos três dados é igual ou menor que seu NH, bingo, deu certo. Seu personagem consegue fazer o que queria. Simples e bastante intuitivo.

Infelizmente, GURPS não é um jogo muito popular, de forma que é um sistema um tanto quanto em baixa no momento.

-D&D - Dungeons and Dragons - Ou, simplesmente, Cavernas e Dragões. É o primeiro sistema que foi criado no mundo, de forma que merece crédito. E é o grande Hype do momento! É um sistema baseado em rolagens de dados de múltiplas faces, e, graças à uma coisinha chamada Licença Aberta, qualquer pessoa no momento pode publicar um livro com as regras do D&D. Dessa forma, todos os outros sistemas estão enfrentando alguns probleminhas.

D&D adota um sistema de classes bastante definidas. Assim, existe um "guerreiro" um "mago" e todos os membros dessas classes evoluem tendo coisas em comum. Só que o sistema cria diferenças, de forma inteligente, para que cada personagem possa ser também único. É bastante eficiente, principalmente por conseguir agradar os veteranos e ser mais simples para os novatos (não é sem motivo que é o sistema mais jogado do momento).

Bom, o post de hoje foi meio curtinho, e eu tentei passar noções básicas desses sistemas. O meio mais fácil de aprender um sistema é jogando mesmo. XD

Mais uma vez, desculpem o atraso.

Que vocês rolem bons dados.

o/

11 comentários:

Rodox disse...

Inferno astral por dois dias, mas agora acabou, com a graça do divino!

Gomen pelo atraso mega master!!

Até mais pra todos!!

OmniNosk disse...

Putz.. vc mencionou Rolemaster... caraca...

Yuuko San disse...

Acho que vc deveria parar de pedir desculpas...se for pro seu "comparsa" que está te cobrando pontualidade, faça em off..tenho que certeza que ninguém aqui ta se ligando nessa de "Oh meu deosss! Ele está atrasado em 5 min!!" kkkkkkkk...relaxa...
Quanto ao RPG, muito bom...
Pois é pois é...@NosK me deu uma visão geral do RPG (aew!valeu valeu NosK!\o/) outro dia...vou procurar um grupo de principantes que queiram me ajudar e aprender a jogar...
Mondo cane!!!

OmniNosk disse...

@Yuuko Se vc não tem um grupo de jogadores pra te ajudar, mas mesmo assim quer ter uma noção de como funciona, recomendo muito os LIVRO-JOGOS. Eles são sempre a melhor maneira de se iniciar ao RPG quando não se tem um grupo. Qualquer um da série que o @Rodoxfrog mencionou vai servir perfeitamente.

Rafa disse...

@Rodox Má que porra, eu viro as costas um minuto e já tah cheio de atrasos?!!
Bom, táticas para aumentar pageviews à parte, esquenta não cara, vc tá em semana de provas ^^ e... "Gurps tá em baixa" é bondade sua XD

Rodox disse...

@Yuuko - Obrigado pelo apoio senhorita ^^, mas eu acabo pedindo desculpas porque eu cobro muito de mim mesmo XD! E sim, os livros jogos ajudam e muito.
@Nosk - Rolemaster véio... é das antigas, rsrsrsrs
@Rafero - Hahahahah, as provas vieram e se foram, amém!!! É... GURPS tá em baixa foi bondade que quem adora o sistema, rsrsrsrs

Yuuko San disse...

@NosK Ah sim sim, os livros jogos eu conheço bem (ja tive uns). Quero partir pra novas experiências!
@Rafero Vc ta pagando a ele pra cobrar tanto assim? Lei da troca equivalente meu caro..xDD
@Rodoxfrog Eu começaria a cobrar pelo trabalho e pentelhação...rsss...ja basta vc mesmo auto-pentelhar-se-a-si-mesmo-yourself-se xDDD

Kikah disse...

vamu as considerações...
GURPS, na minha opinião, esta SEMPRE em baixa... eh um sistema genérico q, na minha opinião, naum serve p/ mais nada hj em dia, pq tudo q existe p/ GURPS ja tem seu proprio sistema e/ou algum sistema ja pegou!
D&D eh SEMPRE o Hype do momento \o/ i love D&D!!!
fikou mais Hype agora por causa da nova edição e tal, mais na minha opinião, nunca saiu d moda!

Rodox disse...

@Kikah - Sim sim, um problema de GURPS foi o fato de não ter criado identidade com nenhum gênero. Mas... ah, sou fã do sistema, então ainda acho que ele cumpre bem seu papel XD!
Mas lembre que D&D não foi sempre o Hype! Por muito tempo o mundo das trevas dominou o mercado, com Vampiro:A Máscara sendo o grande Hype (Eca, na minha opinião). D&D voltou ao topo com a terceira edição. A nova edição (Quarta) não "pegou" muito, rs.

Até o/

Kikah disse...

@Rodoxfrog - Vc dev ta usando como base o RPG no Brasil neh? pq eu, dando uma olhada na net, vi q o D&D eh um dos RPG mais vendidos no mundo, desde seu lançamento em 1974, portanto, D&D sim SEMPRE foi um grande Hype, naum estou usando como base o Brasil, e sim o mundo todo, principalmente c/ essa nova edição. Quanto ao Vampiro, A Máscara, sim, ele foi um grande Hype no Brasil nos anos 90, por causa de uma revista chamada Dragão Brasil, q foi lançada nos anos 90, q em sua maioria tratava sobre vampiro!! Mais eh isso ae...

Marcio Henrique disse...

Para um ainda novato, como eu, foi bastante elucidativo... Continue assim, escrevendo sobre esse nosso hobby...
Abraço