segunda-feira, 27 de julho de 2009

Retro Análise - Wario Ware: Twisted!

Minha Bruxinha dos Jogos da Nintendo

Olá a todos. meu nome é Samir (postando com o nick Dandy) e venho aqui pra fazer retro-análises de jogos clássicos (ou não).

Sem muita enrrolação já começo com um game não muito conhecido (creio) que é a ‘modalidade’ de micro-mini-games do Wario.
Wario Ware Twisted! Tela Esquisita... O jogo é mais ainda!

Antes de qualquer coisa: Wario (ou em japonês, ワリオ), é um inimigo de Mario nos videogames. Ele é uma versão bizarra do o Mario, e são considerados primos; fato dito pela revista Nintendo Power (revista americana oficial da nintendo). Assim como Mario e Luigi, Wario é irmão de Waluigi. (uma pequena explosão aqui!).Alinhar ao centro

O nome Wario vem da combinação das palavras Mario e Warui (que significa Mau em Japonês). Ele foi criado pela "Intelligent Systems" para representar o oposto de Mario. Por Isso pode ser Considerado o "W" em Vez do "M" uma vez que o "W" de cabeça para baixo fica o "M".
It's Me Waaaariooooo!

Sua primeira aparição foi em 1992 como adversário de Mario no jogo "Super Mario Land 2: 6 Golden Coins" para Game Boy (GB). Depois, estrelaria sua própria série, a "Wario Land".
Em 2003, a Nintendo lançou a série "Wario Ware, Inc.", em que Wario compra um computador velho e abre uma empresa de games, convidando seus amigos Jimmy T., Mona, 9-Volt, Dribble e Spitz, Orbulon, Dr. Crygor e Kat e Ana. Cada personagem possui uma quantidade x de mini-games de varios estilos. Sobre o review, tratarei do ‘spin-off’ da série "inc." para GBA.

Movimente o 'Chico Bento' com o GBA e aperte A para morder...

Lançada em 2005 "WarioWare: Twisted!" (まわるメイドインワリオ/Mawaru Made in Wario em japonês), contém 200 micro-games.
Muitas vezes o jogador é submetido a imagens ou situações que, não fazem o menor sentido e que na maioria dos casos terminam de um modo engraçado e ou frustrante. Os controles são simples: Com o botão A você faz alguma ação em especifica (como morder – dependendo do jogo) e para movimentar você deverá usar o sensor de movimento embutido ao cartucho ou seja movimentando seu gba para os lados o jogo também se movimenta.

Achou essa imagem estranha? Não!? Procure um médico...



Opinião: É um bom jogo, relaxa, desestressa e acima de tudo diverte. Cotém bastante mini-games, desafios e bizarrices, tudo isso em um só cartucho. Sobre os gráficos: Bem, ele não pode ser uma unidade de comparação, uma vez que o jogo reúne dezenas de mini-games que na sua maioria são formados por imagens bizarras e que alguns são também, parte de alguma outra franquia (como o mini-game de pilotar uma nave de F-Zero). Em uma escala de 0 a 10, daria 7 para o game, alguns pontos são meio irritantes (que na verdade, fazem parte da jogabilidade) como o de não ter nenhum aviso sobre o puzzle em si, apenas uma frase curta que não dura 3 segundos na tela (na jogabilidade fica perfeito pois gera o fator surpresa e frustração mas entregue o game na mão de alguem que nunca tenha ouvido falar da série pra ver o que acontece), peca também por ter poucos puzzles, uma vez que alguns cartuchos de GBA possuíam o tamanho de 32 mb o Wario Ware foi feito em um de 16 mb, com um pouquinho a mais de esforço (e grana pro usuário final) daria pra rechear com mais 200 micro-games mole mole.

Mas pra resumir, é um exelente passatempo. Não se assustem se vocês começarem a jogar do nada por horas. Fica ai dica, e até a próxima. ou não.


Links Externos
Assista:
Imagens:

10 comentários:

Cidão disse...

Caraca Samir, muito bacanasua resenha sobre esse que é um dos caras mais loucos da Nintendo, lembro que a primeira vez que fui jogar o Wario foi no Game Boy Color, era bizarro o jogo, porém super divertido...

Rafero disse...

Wow, ótimo review!
Sei lá esses jogos malucos da nintendo xD
nao tenho DS tbm, afinal de contas... uhauha

Rodox disse...

Boa Samir! O Review ficou profissa!

Tenho DS tbm não, mas enfim, hhehehehehehe

o/

Diego disse...

Porra, mas nao deixaram o comic como primeiro nem um dia

Ae complica neh

Tem q pensar nos outros na hora de postar amiguinho, moh trabalho pra fazer o desenho e jah postam outra coisa em cima com tao poko tempo

assim nao pode, assim nao dah

falo mermo

Rafero disse...

@Diego Concordo com você, mas dessa vez foi só uma pequena confusão, não foi de propósito, nem com intenção de sacanear ninguém. Agradecemos pela sinceridade =D

Adele disse...

A coisa toda do jogo é legal! Gostei, mas podia ter tido a consideração de observar que havia um comic recém postado que não deve ter tido nem 6 horas de "GLÓRIA".

Rafero disse...

@Adele Leia o meu comentário anterior xD e reitero, não foi de sacaneação, nem nada do tipo. O Samir é um cara legal, ouçam o Cuicast Extra - Beck para maiores detalhes ;)

Adele disse...

Não estou dizendo q ele ñ é um cara legal... não tenho nada contra esse v%$#@#$@!!! hauhauhauhauha!!! TÔ BRINCANDO HEIM!!! :P foi só um comentário... eu tbm sou legal... rs!

#Dandy-Br disse...

é, desculpa por postar no 'seu dia' mas não foi de proprosito xD.

aconteceu de eu pensar que nesse domingo era eu (pois no domingo eu nao consegui tempo habil de escrever o post, ver a fonte, revisar o texto e organizar as imagens todas - ficaram umas de fora) e eu acabei postando nesse. até tinha conversado com o rafero, mas acho que ele me disse que era no outro domingo e eu devo ter suprimido a frase da minha mente, e pensei que esse post era no domingo agora.

mas não acontecera mais xD (ou não).


ahn sobre o post, eu ia falar mais sobre o sensor de movimento, e acabou nao entrando, mas se nao me engano o 1º jogo da nintendo a usar esse recurso foi o Kirby Tilt'n Tumble, algo assim.

era beeeem esquisito.


e ta todo mundo falando ai "po nao tenho DS"

cacete, esse jogo é pra GBA! e:
"abg ed rodalume on ragoj arp ád"

se quiser saber é so perguntar em off.

Equipe disse...

@Samir ser de gba nao muda o fato de nao termos DS xD gostei de vc ter suprimido o rodalume ;)