terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rolando os Dados

Continuando a trocar uma pequena idéia sobre a criação de personagens marcantes, boas histórias e grandes motivações (ou não)



Olá, senhoras e senhores roladores de dados! Sim, o orelhudo favorito de vocês (depois do Dumbo, é claro) está de volta! Minha internet foi restaurada a tempo de fazer o post de hoje!

Agradeço, primeiramente, ao Rafero que postou a "Rolando os Dados" de semana passada com maestria. Ficou muito boa cara!

Dando prosseguimento então aos "estudos" sobre a criação de personagens, já chegamos em algumas conclusões.

Temos um CONCEITO, que, por si só já dá uma boa diferenciada no personagem, sem ser necessário quebrar muito a cabeça. Temos um BACKGROUND (ou histórico) que serve para diferenciar o passado de seu personagem dos demais. Temos uma MOTIVAÇÃO, que fará com que seu personagem seja diferente dos demais no presente (e, em um post futuro, conversamos sobre como fazer para que sua motivação seja uma coisa em comum, e não tão dissonante, com o grupo).

Ótimo. Então já temos um bom pano de fundo com a essência do seu personagem. Ele já tem um histórico razoavelmente trabalhado, tem um conceito que o diferencia e tem uma motivação.

Agora ele precisa de uma APARÊNCIA.

Sim senhores, porque, apesar de sede ser tudo, imagem não deixa de ser alguma coisa. Vamos lá, personagens ícones de todas as histórias normalmente têm uma aparência irada! Foi nas mesas antigas de RPG que eu joguei que surgiu o binômio AJ (Aparência e Jogabilidade). Tenha essas duas coisas e um pesonagem de games, por exemplo, tem meio caminho andado para, pelo menos, ser bem lembrado.

Quando um pesonagem tem uma aparência impactante, perturbadora, diferente ou marcante, dificilmente ele será esquecido. Claro, ele pode ser rotulado por sua aparência (como Haru, que ficou muito conhecido como O CARA DA LUVA), mas o seu trabalho é mostrar, na mesa ou na história que você pode estar escrevendo, que ele não é apenas aquilo.

Um recurso bastante usado em histórias, repare, os personagens centrais possuem aparências bastante distintas. Em Star Wars, temos os Stormtroopers, todos praticamente iguais entre si, e temos Vader, que anda de preto na neve (filho, isso é que é ser foda!). Em O Senhor dos Anéis, temos Aragorn, caminhando de sobretudo negro e vestes da mesma cor, enquanto que todos os soldados de Gondor usam armaduras iguais, o que os faz parecer menos humanos e mais "cenário".

Quando um personagem tem uma aparência marcante, o leitor/telespectador logo pensa "taí um personagem no qual eu preciso prestar atenção". Quando ele olha os "soldados padrão" ele apenas os enxerga como uma grande composição do cenário ou do mundo onde a história se passa.

Assim, aqui vai uma dica baseada em opinião pessoal, abuse de assimetrias na composição da imagem do seu personagem. Principalmente se ele possuir itens legais por definição assimétricos (como uma luva no braço direito apenas). Procure fazer com que ele seja bastante distinto de seus companheiros de classe. Se é um batedor furtivo, que sua armadura seja camuflada. Se é um mago, o clássico manto pode ser decorado com padrões tribais. Se é um guerreiro, assimetrias e símbolos heráldicos em sua armadura caem bem. Não precisa ser nada muito exagerado. Apenas que seja diferente.

Agora uma pequena amostra, um exemplo. Esses, abaixo, são os personagens da mesa de RPG onde eu tenho jogado. da direita pra esquerda:


(POR FAVOR, CLIQUEM NA IMAGEM PARA PODEREM VER OS DETALHES)

- Stonebraker (Anão paladino; sorridente, bem humorado. Notem o detalhe de seu machado com lâmina dentada)
- Troller (Humano guerreiro; sisudo. Cicatrizes marcam seu rosto, e seu corpo bastante coberto por metal. Preciso falar do tamanho do machado?)
- Haru (Humano monge-ladino, sério, corajoso. A luva no braço direito se destaca)
- Eladrin (pequena fada que auxilia o portador da luva. Sim, ela é pequenininha, mas tem sua presença, e suas asas de mosca)
- Idalus Baikan (Elfo batedor - e único com sobrenome, rsrs - mantém seu rosto escondido por uma máscara, possui assimetrias em sua armadura)
- Harakel (Elfo batedor, sério e tático, cobre-se com armadura completa e luta com lanças)
- Elvassar (Elfo mago de guerra, sério e compenetrado. Bastante diferente ver um mago de armadura e elmo metálico)
- Gust (Humano clérigo, utiliza uma arma no mínimo estranha, mistura de picareta com martelo, bastante incomum)

Viram? São diversos personagens que por si só já se diferenciam. Juntos em um grupo, então, formam uma tropa que não pode ser facilmente confundida, esquecida ou ignorada.

Bom pessoal, é isso aí. Não sei se me expressei direito, mas foram essas minhas idéias. Ah! E não precisa saber desenhar pra IMAGINAR a aparência de seu personagem de forma diferenciada e descrever para seus amigos de mesa, ou para seus leitores.

Até mais pessoal. Que vocês rolem bons dados (e que eu consiga terminar os desenhos pro conto de quinta!!)


12 comentários:

Rafa disse...

Otimo post, faltou soh acrescentar o fator "bom senso", pra nao sair um bando de alegoria carnavalesca em suas proximas aventuras ;D

Mynssen disse...

Gostei mt também.
E concordo com o Rafael, sempre bom lembrar que, como diria algum estilista qualquer..
Menos é mais queridinho.. hahahaha *medo* O.o
Se o cara tiver uma cicatriz q vara a cara dele, 5 olhos, 3 asas, uma de anjo, uma de morcego e uma de mosca, 5 chifres, sendo um no meio do peito e outro no joelho esquerdo (porque ele também não tem perna direita) ninguém vai reparar na sua luva mágica. ^^
Mas pensando bem, eu me lembraria desse cara..

Marcus disse...

Cara...essa menina ai de cima é um pouquinho exagerada....mas concordo com ela, ficaria ridiculo, mas seria lembrado(principalmente nos meus pesadelos..rsrsr)
Po uma ideia pra quem n sabe desenhar e quer ter uma imagem, é buscar na net, tem mtos desenhos legais com esse lance de assimetria tb, aí cabe ao jogador se identificar com alguma imagem.
E po, esse grandão ai do machado vorpal ficou legal...rs

Rafa disse...

HAUAHAHAHAHAAAAAAAAAAAAAAA AGORA QUE EU ENTENDI!!!!
ahahahhahahaaaaa
A 'menina de cima' XD eu achei que fosse na foto e fui lá procurar, mas nao tem menina XDDDD
Ele tah falando dOOOOOOOOOOOOOOOOOO Rodrigo Mynssen XDDDDDDD
AHUAHAHAHAHAHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Aimedeus XDDDDD Vou lembrar desse momento solene pra sempre XDDDD

Danielle Ohana disse...

Pooo, vou ter que falar que eu tbm fico na dúvida com esses nomes que não dá pra saber xD
Não se lê "Mynssen" e de repente brota "Rodrigo" na mente... auehueeu!

Mas acho que o "menos é mais, queridinho" ajudou, UUAHAUHAUAHUAHUAHAUHAUHAUHAU!!!

Rodox disse...

Hahahahahahahahha!!!!

Confusões à parte, valeu galera pelo feedback! E sim, sim, esqueci de falar do bom senso!! Mas foi apenas porque já sei que meus adoráveis leitores(as) são dotados de enorme bom senso!!!

XD

Rafa disse...

HAUHAUHAUHAAAAA
Eu nem tinha visto o "menos é mais, queridinho"!!!!
taquiupariu xD
BOA, Marcus!!!

Rodrigo XD disse...

Po, sacanagem da irmãzinha ae de cima XD
Em todo caso eu tava exagerando de zoação mesmo e o "Menos é mais queridinho.. hahahaha" foi uma citação, até coloquei "*medo* O.o"...
Mas enfim, pelo menos meu comentário gerou comentários e ajudou o blog \o/

Marcus disse...

Po Rodrigo, foi mau...
me enganei, e porra, vcs concordam q o "queridinho" poderia fazer qualquer um se enganar...
Desculpas ai!!!

Marcio Henrique disse...

Essa tropa é mais do que uma TROPA DE ELITE...
Estou tentando, mas ainda não consegui sair dos personagens padrões... Acho que o fator limitante é o desenhar, pois a descrição nem sempre fica na cabeça dos jogadores... Preciso de algo concreto, visualizar a foto daquele personagem no mundo real...

O Mynssen disse...

Tá tranquilo cara.
Até pq nisso ae o post já ficou com 11 comentários! \o/
Rumo ao 1.000.000! \o/\o/\o/

Rafa disse...

Huahuaha, me amarrei no "O Mynssen" XD